domingo, 22 de maio de 2011

A GameArt de Brink

Ultimamente estamos vendo muitos jogos com a GameArt expostas no menu do próprio jogo. No caso da GameMusic temos que procurar por ela na internet. Difícilmente encontramos jogos que disponibilizam suas músicas para serem escutadas através dele mesmo. O unico que eu conheço é o Super Smash Bros. Brawl!
Hoje trago vocês o meu primeiro post sobre GameArt ( nunca fiz isso para a Games Fever ). Espero que vocês gostem desse tipo de postagem e aprendam bastante sobre a composição do jogo que jogamos, que é pura cultura, inteligência, técnica e arte. É exatamente por isso que pretendo trabalhar no blog com esse conteúdo. Todos os redatores e internautas estão convidados a contribuir com essa área assim como todas as outras. Bom, vamos ao assunto.


Vi vídeos na net sobre o Brink, uma vez que não posso te-lo ( PC não é bom o suficiente e só tenho Wii ). Achei interessantíssimo os gráficos e a opção de customização do seu personagem. Vi que realmente Brink merece essa homenagem.

A Game Art, ou Concept Art, de Brink foi toda feita pela Bethesda Softworks, responsável também pela produção do jogo Rage. A produtora fez um ótimo trabalho, apresentando cenários inovadores e personagens incrívelmente trabalhados, todos cheios de detalhes e com características marcantes, dados acessórios específicos que alguns usam e outros não, como máscaras, ombreiras, capacete, colete, e principalmente as armas.

As armas de Brink são uma das mais lindas que eu já vi. O jogo transforma todas as armas de qualquer Call Of Duty um lixo, visto que ela é completamente colorida, especificando ela entre os personagens também. A composição dos gráficos das armas, das cores aplicadas nelas, fazem parecer que sua Machine Gun realmente está na sua mão naquele momento. São de invejar qualquer desenhista. Veja dois exemplos:



Realmente lindas, não? Agora voltando um pouco, falaremos dos cenários. Pra quem não sabe os cenários são sempre desenhados antes de aplicados à um plano 3D e transformado em o que chamamos em um jogo de Área Jogável ( quando você encontra aquele canto onde você vê que tem coisa pra frente mas uma barreira invisível te impede de chegar lá, é porque você atingiu o limite da Área Jogável ). Veja abaixo exemplos de cenários:




Muito bem trabalhados. Agora imagine como deve ter sido difícil e demorado para passar isso para o plano 3D? É necessário muita competência pra essa tarefa, meus parabéns Bethesda Softworks! Olivier Leonardi, diretor das artes de Brink, também fez um ótimo trabalho nos personagens. A única coisa que pecou foi na feiura dos rostos e na semelhança entre eles. Felizmente isso pode ser mudado no editor de personagens do jogo. Veja abaixo alguns exemplos:

Exemplo de semelhança entre os rostos, apesar de bem desenhados
Moldes 3D prontos feitos em cima dos rostos desenhados acima
Meus favoritos

Se quer conhecer mais personagens, clique aqui e visualize a área de personagens customizados do site oficial do jogo. Pra finalizar nosso post, digo que não gostei nem um pouco da capa do jogo. Vi dois tipos diferentes e acredito que seja um pra cada região e/ou pra cada console, porém ambas são horríveis. Dava pra fazer algo bem melhor do que o abaixo ( exemplo da capa de PS3 ) e as imagens desse post provam isso


Espero que tenham gostado do post! Por favor não deixem de comentar. E se gostam desse tipo de conteúdo, por favor escolham qual próxima GameArt gostariam de ver!

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