sexta-feira, 30 de abril de 2010

A história da série Prince Of Persia

Essa postagem é uma importação de trabalhos anteriores publicados na Games Fever, sejam eles de autoria de Rafael Ratier ou não . O vídeo correspondente à essa postagem pode não ter sido ainda recuperado, sobrando-lhe somente à informação extensa. Se for o caso, aguarde até o vídeo ser recuperado

nullFala galerinha da Games Fever!

Hoje mostrarei para vocês toda a história da série de jogos Prince Of Persia - desde o primeiro até o ultimo jogo.

Conceito e Nota

Conceito
O jogo é uma aventura onde você controla o príncipe da Persia e junto com suas habilidades acrobáticas e de luta ( em alguns jogos você pode ver uma mistura muito mais irreal das duas do que o normal do jogo ) você deve passar por diferentes eventos - que vão desde grandes enigmas ( Puzzles ) com o cenário, isto é, descobrir meios de chegar, por exemplo, em altas plataformas usando os diferentes tipos de acrobacia do príncipe até grandes batalhas contra monstros de todos os tipos.
Nota
Nunca foi o melhor jogo gráfico, os cenários sempre foram muito bonitos porém os gráficos dos personagens sempre foram "quadrados" demais, se assemelhando à jogos de Nintendo 64. Jogabilidade muito simples nos PC's e um pouco mais complicada em outros consoles como PS2. Conforme o tempo passou nada de muito inovador aconteçeu - somente as novas histórias que me fascinaram - então dou 6 só para elas. Bom, se você tiver qualquer jogo da série, é provavél que seu "nível de viciabilidade" seja semelhante ao meu.
NOTA TOTAL
8,3

  • Gráficos - 8,4
  • Jogabilidade - 9,3
  • Conceito - 9,6
  • Inovações ( ao longo dos jogos ) - 6
  • Nivel de viciabilidade - 85%
Apesar dessas notas eu sou um verdadeiro fã da série.

Timeline

  1. Prince Of Persia ( 1989 )
  2. Prince Of Persia 2: The Shadow and The Flame ( 1994 )
  3. Prince Of Persia 3D ( 1999 )
  4. Prince Of Persia - The Sands Of Time ( 2003 )
  5. Prince Of Persia: Warrior Within ( 2004 )
  6. Prince Of Persia: The Two Thrones ( 2005 )
  7. Prince Of Persia ( 2008 )
  8. Prince Of Persia The Forgotten Sands ( NOVO! Em breve )
Os coloridos ( e o ultimo, em itálico ) são os jogos participantes da série Sands Of Time, ao qual comentarei mais abaixo )

História dos jogos e o jogo em si

Prince Of Persia ( 1989 )
A série iniciou-se por esse jogo. Foi criada originalmente para o computadornull Apple II por Jordan Mechner. Para a época de lançamento do mesmo, POP era uma grande inovação, tanto gráficamente quanto nos sistemas de luta ( claro, naquela época o príncipe não fazia tantas acrobacias ) - por mais incrível que pareça até hoje não foi dado um nome para o príncipe, que é "carinhosamente" apelidado de POP ( o nome do jogo também ). A história começa com pop chegando na Pérsia e sendo preso pelo Vizir do reino ( vilão´-chefe no POP: nullTSoT ). Pop tem o objetivo de chegar ao topo de uma torre e impedir que uma princesa ( não pia faltar ) seja morta - tendo apenas uma hora para faze-lo ( sendo que nesse jogo uma hora real equivale a uma hora no jogo )
Prince Of Persia: The Shadow And The Flame ( 1994 )
nullEsse jogo começa 11 dias após os acontecimentos do primeiro. É nesse jogo em que o principe exige a mão da princesa em recompensa por ter a salvado - e ela aceita - o tornando pela primeira e única ( kkk )null vez o Princepe da Pérsia. O chato do Vizir aparece denovo e expulsa

o príncipe do castelo. Em meio a sua fuga ele descobre que pode separar-se de seu corpo e transformar-se em somente sombra, para poder dar fim ao Vizir ( coisa que não acontece, pois em SoT e T2T ele volta ). Em termos gráficos e de jogabilidade é quase exatamente a mesma coisa, sendo que o jogo dessa vez está um pouco mais colorido e mais "vicnulliável", além de ter muito mais detalhes que o primeiro. O fato de que você pode se transformar numa sombra nesse jogo inspirou a empresa que esta desenvolvendo o jogo Lost In Shadow para Wii - jogo onde você controla uma sombra ( veja a imagem ao lado ) - e outros jogos.

Prince Of Persia 3D ( 1999 )
nullÉ a partir deste jogo que começa o novo estilo de POP - o que eu falei no Conceito, logo acima. Os gráficos começaram a ficar em 3D apesar de serem até piores do que o de Nintendo 64 - porém foi com esse jogo que começou os enigmas e as batalhas. Claro, haviam muito menos acrobacias, porém o cenário já era muito mais bonito do que antes. Esse jogo finalizou a primeira fase do POP - que seriam os jogos clássicos + a primeira experiência 3D. A segunda fase seria o ínicio da série Sands Of Time e até o novo jogo. Nesse jogo o nosso pop e o sultão da Pérsia ( "sop" kkk ) vão visitar o irmão de um outro sultãonull chamado Assan. Assan prende sop, porém o príncipe escapa - e acaba descobrindo que sop prometeu a mão de sua filha ao filho de Assan, Rugnor. Após Assan matar acidentalmente o Sultão da Pérsia, o príncipe decide ir atrás de Rugnor, que raptaraa princesa. Rugnor, após vários combates, decide matar a princesa - claro que no fim o pop ( pra quem não nulllembra, POP = série de jogos Prince Of Persía e pop= o príncipe da pérsia ) salva a princesa, e depois a leva para a Pérsia. História completamente separada dos dois primeiros.

Série Sands Of Time

Prince Of Persia: The Sands Of Time ( 2003 )
É o primeiro jogo da segunda fase de POP e da série Sands Of Time, que possui uma história incrívelmente fascinantnulle - a ponto de a Disney ter se interesado em criar um filme sobre esses jogo ( geralmente é o inverso: criam-se jogos sobre filmes ). Eu tenho esse jogo e em minha opinião é um dos melhores, gráficamente falando, jogos da série SoT. O príncipe quer provar ao seu pai o valor fazendo uma busca que o Vizir ( denovo não ) mandou - que é de buscar a Adaga do Tempo, que diz ele ( o Vizir ) ser capais de controlar o tempo usando as Areias do Tempo. Dessa vez o Vizir vem de um outro lugar distante da Pérsia ao qual o pai de pop está tentando dominar ( ou seja, o Vizir traiu o seu povo em troca da Adaga ). Quando o nullpríncipe acha a adaga ele "se apaixona" ( se encanta ) por ela e não aceita entregá-la ao Vizir. Descuidado "pra caramba" o príncipe libera as Areias do Tempo transformando todo aquele reino distante, exceto ele, o Vizir e a filha do Marajá ( a namoradinha dele - O Marajá é o "ban ban ban" desse reino ), em um muido e seres de uma dimensão alterada, feitos de areia, que são chamados pelo jogo de Criaturas da Areia. Aqui a Adaga é uma arma do príncipe, que lhe da a capacidade denull controlar o tempo com alguns poderes como câmera lenta e voltar no tempo. Além da Adaga você conta com uma única espada, que de tempo emtempo vai sendo trocada por uma mais forte ( a primeira vez que você troca você pode usar essa nova espada para quebrar certas partes da parede ).
Prince Of Persia: Warrior Within ( 2004 )
O segundo jogo possui muito mais ação ( combates null) do que enigmas além de ser "naturalmente" mais acelerado - os gráficos lindos dos cenários continuam, porém os gráficos quadrados dos personagens pioram. Nesse jogo o pop também controla o tempo, porém ele vai ganhando as habilidades conforme você avança no jogo E NÃO USA A ADAGA PARA ISTO. O príncipe conta com um arsenal variado de armas - onde em uma mão ele carrega uma espada fixa que de tempos em tempos vai ser trocada e a outra ele pode jogar fora e pegar qualquer outra arma que ele encontre no chão ( como armas de inimigos já derrotados ). As armas da outra mão são quebráveis. Nese jogo pop é muito mais acrobático, seja mesmo nas nullparedes, vigas e barras de ferro quanto durante os combates ( ataques de espada misturados com piruetas é igual a jogo acelerado ). O príncie, em minha opinião, parece andar mais rápido também. Pop salva uma mulher chamada Kaileena e acaba voltando no tempo através de um portal. Essa mulher diz que somente a Imperatriz do Tempo poderá ajuda-lo a voltar E A IMPEDIR A CRIAÇÃO DAS AREIAS DO TEMPO. Depois de muita luta, o príncipe consegue chegar ao trono da Imperatriz, quando descobre que ela era a própria Kaileena. Então ele a mata e volta ao presente - o que ele não percebe é que ao fazer isso Keileena se transforma nas Areias do Tempo. Isso choca-o, pois ele descobriu qunulle ele fora o causador de tudo. Por fim pop decide trazer Kaileena ao presente, porém ele terá de passar por muita coisa para isso. Warrior Within também é muito sanguinário, apesar de existir a opção "sem sangue" no jogo.

Prince Of Persia: The Two Thrones ( 2005 )
nullNão joguei muito deste apesar de também ter em meu PC, mas pelo que sei parece ser o melhor da trilogia ( que agora ganhará mais um título ) em questões gráficas e o mais curto em questão histórica-jogável ( a história mais curta e o jogo mais rápido de se zerar ). A Adaga do Tempo volta e parece que desta vez essa é a sua arma "defaut", sendo todas as outras descartáveis/quebráveis. Também pareçe que o enigmas e os combates estão mais equilibrados do que em SoT e que os golpes do príncipe tem mais a ver com piruetas do que escaladas ( pelas fotos da revista, percebe-se que o príncipe tem novos modos de matar que o deixam nullmais 'por cima" dos inimigos e que as acrobacias feitas por ele nas paredes. vigas e barras de ferro sõ iguais ou menos variadas do que em SoT. Desta vez o trouxa do príncipe encontra seu reino devastado por guerras simplesmente porque trouxe Kaileena ao presente. Ao traze-la ele impediu os acontecimentos de The Sands Of Time, isto é, o Vizir nunca foi morto e acabou usando a Adaga do Tempo para transformar-se em um ser imortal. Kaileena é morta ( denovo ) e o príncipe sofre um ataque no qual uma corrente é inserida em seu braço. As Areias do Tempo entranullm pela ferida de tal ataque do príncipe, após ser liberada pelo Vizir. As Areias se misturam a essência do príncipe, transformando-o em um Príncipe Sombrio, uma personalidade alternativa e malvada ( Jekyll and Hyde ), além de feia, que representa os pensamentos das Areias do Tempo. Então nesse jogo você controla além do príncipe normal um outro príncipe negro, que tem como armas a Adaga do Tempo e a tal corrente, chamada de Daggertail.
Prince Of Persia The Forgotten Sands ( em breve )
De acordo com a revista Ngamer deste mês ( Abril, edição 34 ), um novo jogo do POP será lançado exclusivamente para o Wii, apesar de eu não crer que não haja versões para outros consoles sendo feitas. Os redatores creem que os jogos dessa série ( sem contar com esse jogo ) do Sands Of Time foram meras cópias do primeiro - e em parte isso é verdade. Essa é a primeira vez que a Ubisoft, responsável pela produção de todos os jogos da segunda fase de POP, produz, como já dito, um jogo só do Wii da série do príncipe. Diz ela que o jogo usará do Nunchuck e que o sistema de controles criados promete facilitar as novas acrobacias nunca vistas em outros jogos da série e que apareçerão neste novo.

De acordo com a revista, o príncipe ganha, neste jogo, a habilidade de controlar as Areias do Tempo - que te permite criar pilares por exemplo ( para você se balançar e catapultar-se nullpara outros lugares do mapa ) e também  um campo de força. Essas habilidades serviriam tanto para os enigmas do jogo quanto para os combates, podendo usar o campo de força para defesa e argolas de areia que imobilizam o inimigo, por exemplo. Pelas imagens que vi na revista, me parece que Forgotten Sands será mais baseado gráfica e históricamente em Sands Of Time ( apesar de que, pelo trailer, percebe-se de que o gráfico será bem melhor ) e em termos de jogabilidade ( como quantidade de acrobacias existentes, enigmas e combates ), mais baseado em Warrior Within - eu espero que seja mais para o Sands Of Time.null

Também foi descoberto que em Forgotten Sands haverá modos de dois jogadores, sendo que o segundo não terá um personagem para si e sim somente um cursor, que te ajudaria saboteando armadilhas para facilitar a resolição dos puzzles do game. é a primeira vez que um modo cooperativo ( co-op ) apareçe no jogo - esperamos pela conclusão! Queremos algo bom em Ubsoft!

Quanto a históriado jogo - Não será nem um pouco baseada no filme que lançará de Sands Of Time ( ver mais sobre o mesmo abaixo ). Forgotten Sands pareçe dar uma de Star Wars, pois nullsua história ocorrerá entre os eventos dos jogos SoT e WW ( o que fará com que o jogo seja a versão 1.5 em termos históricos ). O jogo ocorrerá denovo em um reino distante e misterioso que está à mercê das forças das trevas.

Espero que a Ubsoft não estrage. POP só porque criou um POP 1.5. Creio que o jogo seria melhor se fosse uma versão 4. Pareçe que históricamente ( história do jogo né e não história, a matéria escolar ) o jogo não promete nada

PS¹: As imagens de The Forgotten Sands presentes nesse post foram retiradas do Google e não na Ngamer

PS²: eu não disse quando lançaria para "obrigar" vocês a verem o trailer do jogo, que ficou muito maneiro. Clicando aqui você pode ver a Gameplay.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=dJ8hccoZ6hQ]

Prince Of Persia ( 2008 )
Sem contar com Forgotten Sands esse é o jogo nullmais novo da série e o mais conhecido por aqueles que começaram a mesma mais atualmente e que foge da série Sands Of Time. Como você pode ver nas fotos o príncipe muda completamente suas roupas. Os gráficos também ficaram muito diferentes dos anteriores. Dessa vez vemos a personagem Elika, que junto do príncipe deve impedir que o deus Ahriman domine o mundo. Elika troca sua vida para prender tal deus, mas com sua energia o príncipe destrói a árvore onde Ahriman estava aprisionado, libertando o deus e ressucitando Elika ( se a série Prince Of Persia fosse um jogo de futebol, com certeza o jogo estaria em uns 8 a 4 - sendo que esse oito vai para os inimigos do príncipe e o quatro para ele - cada besteira que ele faz nos seus jogos... ). No final das contas você deve por fim ao deus, como a lógica dessa série diz.null

O grande destaque nesse jogo é o uso de Elika nas acrobacias. Ela tem um papel muito importante, pois ajuda o príncipe a executar movimentos complexos. Além disso, os combates foram alterados com o objetivo de haver foco maior em poucos inimigos de cada vez. Nesse jogo o príncipe conta também com uma garrinha em uma das mãos.
PS: Foi a Ubisoft quem produziu esse jogo também

Outros Jogos

Prince Of Persia: Battles ( DS )
null

Um jogo completamente diferente de todos da série POP para Nintendo DS.

Nesse jogo você deve usar a tática para derrotar inimigos. Ver video.
Prince of Persia: The Fallen King ( DS )
Voltaram as roupas e a garrinha do príncipe de Prince Of Persia ( 2008 ),

null

sendo que nessa vez com uma versão diferente, para Nintendo DS. O que muda mesmo são gráficos ( muito pouco, proporcionalmente falando entre os consoles que POP2008 e The Fallen King utilizam ) e a jogabilidade. Porém a história não é a mesma de POP2008:

Em um reino constantemente ameaçado pela Corrupção, um mal que contamina a terra e o ar, o príncipe deve lutar ao lado de um novo e estranho aliado chamado Magus contra novos inimigos em busca do fim da Corrupção. Tal Magus será um personagem jogável, que poderá substituir o príncipe em todos os mais de 50 níveis diferentes do título
Prince Of Persia: Rival Swords ( Wii/PSP )
null

Exatamente a mesma história e conceito de The Two Thrones. Nem a capa escapa da copia. A unica coisa que muda mesmo é o nome e a jogabilidade - quanto à gráficos: são a mesma coisa.
Prince Of Persia Revelations
nullImitação de Warrior Within para PSP
Prince Of Persia Classic
null

Imitação conceitual do primeiro jogo só que com gráficos melhorados.O jogo está disponível para XBLA, PSN, Celulares, PS3 e XBOX360. Ver video.
Curiosidades da série
  • O príncipe recupera sua vida somente bebendo água. Será água benta?
  • Quase todo santo jogo ele possui uma namoradinha diferente. Que pegador em...
  • Em nenhum jogo ele aparece de barba cortada
  • Como o príncipe consegue liberar as Areias do Tempo da Adaga do Tempo em Sands Of Time quando ele morre para voltar no tempo se ele está morto?
Prince Of Persia: The Sands Of Time - O Filme
E finalmente alguém reconheçeu a incrível história dessa série de jogos. POP ganhará um filme sobre o primeiro jogo da segunda fase, que seria o mais adorado pelos seguidores da mesma.

Mentiras presentes no trailer/filme:
  • Em 0:45min de video você poderá ver o príncipe desviando de um ataque de uma corrente. Essa é a mesma corrente que o Príncipe Sombrio usa no jogo The Two Thrones e Rival Swords, a Daggertail. Péssimo erro esse, porém isso pode ser uma dica de que haverá uma sequência do filme
  • No trailer eles falam que o príncipe deve lutar contra assasinos e mostra ele lutando contraa homens - em SoT, a maior parte do tempo, o príncipe luta contra monstros feitos de areia
  • Não lembro de o jogo falar nada sobre um templo secreto do guardião.
Estreia: 28 de maio de 2010

Sinópse:
“Um príncipe guerreiro (Jake Gyllenhaal) relutantemente une forças com uma misteriosa princesa (Gemma Arterton, de 007 Quantum of Solace) e, juntos, eles lutam contra forças obscuras para proteger uma antiga adaga capaz de liberar as Areias do Tempo – um dom dos deuses que dá à pessoa que o possui o poder de controlar o mundo”.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=CCk2rcyzRps]

Ultimas Palavras

Ufa! Finalmente terminamos essa postagem enorme. Deve ter sido cansativo ler tudo - imagine então escrever! Espero que vocês tenham gostado do post e agradeceria se comentassem sobre ele. Aconselho essa série de jogos à todos. Pretendia fazer um review dos jogos que tenho para PC, que são Sands Of Time, Warrior Within e The Two Thrones. O que acham da idéia?

Twitter Orkut Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates