domingo, 27 de junho de 2010

D's

Essa postagem é uma importação de trabalhos anteriores publicados na Games Fever, sejam eles de autoria de Rafael Ratier ou não . O vídeo correspondente à essa postagem pode não ter sido ainda recuperado, sobrando-lhe somente à informação extensa. Se for o caso, aguarde até o vídeo ser recuperado

Whadafuc*?!?!?!?!?!?
Muitos internautas devem ter pensado isso quando leram o nome dessa postagem ( e o nome da postagem sobre a Tectoy e o Zeebo também hehe ). Mas pra esses só aconselho ler a postagem toda. Para os que entenderam, antes vamos revisar os significados dos D's
nullO 1D ou D é a dimensão sem forma, pois compõe-se de uma simples reta ( dela só medimos o a largura )

O 2D é a dimensão plana, já com forma, mas que não sai do "papel", isto é, é nullretinha. Todo desenho é plano, por exemplo. Porém nessa dimensão as coisas começam a ganhar forma, como por exemplo um quadrado. Dele medimos largura e altura ( podemos media a área por exemplo, coisa impossível no 1D ).

nullO 3D é, como diz o nome, a terceira dimensão. Nela medimos largura, comprimento e altura - 3 dimensões, 3 medidas. Também tem forma. Existem dois tipos de 3D: O que eu chamaria ( não sei se tem um nome certo pra isso ) de 3D Plano ( whadafuck*!?!?! ), que seriam 3D's desenhados em formas planas, como um desenho de um cubo numa folha de papel. E o 3D normal mesmo, que é uma caixa por exemplo, se você obtiver uma, verá que tem 3 dimensões e que ela existe na sua mão COM esse mesmo número, e não como o outro. Se pegarmos uma folha com um desenho de um cubo, acharemos que aquele desenho tem 3 dimensões mas como a folha não tem 3 dimensões, não é 3D.

nullO 4D ( whadafuc*?!?!!? ). A Física conhece mais de 3 dimensões ( acho que são umas 20 ), mas esse 4D ao qual me refiro é um invenção tosca cinematográfica que inventou que 4D é a mistura do cinema 3D com movimento, água e vento ( você assistindo Avatar enquanto a cadeira treme com os passos daquele "rinoceronte" enorme e seu bafo e baba, no filme, aparecem na sua frente na forma de vento na cara e água caindo do teto da sala de cinema ).

Bom, um pouco de cultura geral ( ou revisão pro teste de matemática ) não faz mal né? Voltaremos agora para a realidade.

Whadafuc*!?!?!?!?

Você ainda deve estar pensando. Pros que entenderam o motivo da postagem eu digo não, eu não vou falar sobre o Nintendo 3DS. E para os que entenderam e que não entenderam sim, eu vou falar sobre o Nintendo 3DS, mas não sobre ele em si, mas sobre toda a tecnologia que nele se esconde.

Chega de falar o que ninguém quer saber. Vamos ao que interessa.

O 3D nos Games

Alguma vez vocês já procuraram no Google por 3D? Bom, se vocês procurarem por "Como fazer vídeos em 3D" vocês vãonull achar milhares de tutoriais. Sendo que é ai que entra a diferença entre o 3D Plano ( maluquice que eu disse no quinto parágrafo dessa postagem ) e o 3D. Os resultados que você achará serão na verdade de como fazer vídeos em 3D Plano, isto é, animações em 3D, como bonequinhos da Pixar. Não são 3 dimensões de verdade - só aparentam ter. Coloque a mão na sua tela, ela continua só com largura e altura? CLARO - aliais um cubo desenhado, por exemplo, não deixa de ser um desenho, isto é, plano, 2D! Coloque óculos 3D Anáglifo e olhe pra tela do PC. O cubo que você viu sairá pulando da tela? NÃO!!! Também se você achar algo como 3D normal assim não quer dizer que vai aparecer um cubo do meio do nada na sua frente, mas vai aparentar ter - mas aparentar "de verdade", onde você verá que tem 3 dimensões, a pesar de aquilo não estar dessa forma na realidade, pois continua sendo um desenho que engana a sua visão. Isso é o 3D: ilusionismo!!! ( Criss Angel inventou o 3DS! )

nullAté o momento o 3D Plano, claro, depois do simples 2D, era o ÚNICO utilizado em videogames. Você pode usar como exemplo de 3D Plano Counter Strike, Metal Gear Solid, Metroid Prime... Esses jogos são feitos em 3 dimensões, mas não tem obviamente e como já dito, por não passarem de imagens projetadas em algo plano ( tela de PC.... ). O 3D Plano então, nos Games, seria o que chamamos de "gráficos 3D do jogo", mas isso não quer dizer que óculos anáglifos funcionem nesse jogos. Mas também tínhamos o que alguns chamam de 1D e meio ou 1,5D ( wahdafuc*??!?!?!?!?!? ). Isso seria o nome dado para jogos com VISUALIZAÇÃO 2D, isto é, vemos o personagem sendo controlado de lado ( Other M é mais ou menos assim ), isto SSBB - 1,5Dé, lateralmente, mas ele tem gráficos 3D ( 3D Plano ). Exemplos: Street Fighter, Sonic The Headhog 4, Super Smash Bros Brawl, Super Mario Bros ( qualquer série )...

MAS ATÉ AGORA NINGUEM SALTOU DA TELA E ACERTOU NOSSOS OLHOS!! é o que o 3DS proporciona, até porque não tem óculos pra proteger seu olho né ( no meu caso tem sim! )! É a primeira vez na história dos games que vemos uma terceira dimensão ( Virtual Console não conta, não é 3D direito, as cores ficam horríveis... O objeto não tem 3 dimensões, ele só sobressai da tela. Ou ao menos eu acho. Mas abaixo você aprenderá a criar esse efeito de "3D Saltado" com imagens do seu PC ).
Wii + 3D = Jogo ruim?
nullNão sei... Se você acha que estou falando de um Wii3D então provavelmente não. Mas se acha que estou falando de um jogo com capacidades gráficas medíocres como Attack Of The Movies, que é o primeiro jogo em 3D ( 3D anáglifo, o vermelhinho e azulzinho [ a cor certa seria ciano ], a coisa mais ultrapassada porém a mais fácil de criar você mesmo. Aqui nessa postagem você aprenderá a criar imagens em 3D anáglifo e vídeos em diversos tipos de 3D para colocar no You Tube ), então sim. Colocar jogos em 3D num console que não foi feito pra isso só pode resultar em algo muito ruim, ou algo medíocre demais, comparando-se com o 3D do Pequenos Espiões 3 ( filme ).
NDS + 3D = N3DS?
Iwata diz que NDS=3D. Essa afirmação nullassim solta, fora do contexto da postagem, seria algo estranho, já que console em 3D é maluquice realmente, ainda mais se for portátil. Mas se conseguiram, não temos o que reclamar. 3D sem óculos seria outra doideira, mas que implica a seguinte pergunta: Como se pode ter 3D sem óculos? E sem ser Crossed Eyed? Como você verá um pouco mais abaixo, o 3D é impossível sem óculos ( e para pessoas sem um olho - deixo ai uma dúvida: gente que tem um olho só jogará N3DS? )! A Nintendo mudou a história dos consoles, do 3D, e da tecnologia.

A Nintendo na E3 me parecia muito segura quanto à fama do N3DS. Mas dizia também que gastaram muito tempo ( não usaram dinheiro nenhuma vez né. Foi nullbarato por acaso? ) para conseguir chegar ao 3DS. Queremos a fórmula da Coca-Cola Nintendista! Será que foi mais difícil ( e caro, não que tenha a ver com o exemplo a seguir ) criar o N3DS do que o Wii, primeiro console a aderir sensores de movimentos em seus controles?

Mais perguntas que a tecnologia do N3DS nos deixa:
  • Existirão TV's ( e quando lançaram ) em 3D sem óculos?
  • E quanto aos filmes para elas?
  • Consoles de mesa com esse tipo de 3D?
  • PC com esse tipo de 3D?
  • 3D No-Glasses tem efeitos colaterais como o 3Dzinho?
  • A física conhecerá a 21ª dimensão?
  • Quando que teremos TV's e jogos em 4D em casa ( até parece! Duvido que alguem queria isso )?
  • Entre outras...
Nintendo 3DS
O Nintendo 3DS
E a Nintendo bate o recorde de consoles em sequência. Play Station temos 3, Game Boy alguns ( Advanced, Color ). Xbox temos 2.... Windows então....

Mas a Nintendo ganhou de todos lançando seu QUINTO Nintendo DS
  • Nintendo DS
  • Nintendo DS Lite
  • Nintendo DSi ( Lite né, agora NDS significa NDS Lite )
  • Nintendo DSiXL ( ou LL no Japão )
  • Nintendo 3DS ( ou 3DSi porque ele é igualzinho, levando em consideração o System Menu, funções... ao DSi )
O Nintendo 3DS Esse ai é o meu N3DS kkkkkpossui inovações além do 3D. Muito além por sinal. Vamos começar pelo que pode vim a ser um problema para futuros portadores de "r43i" ou "r43di" ou qualquer tipo de flash card para Nintendo 3DSi: o que eu chamaria de um Wii Connect 24 melhorado. Agora o DS deu uma de Wii por dois motivos:
  1. Sensores de movimento instalados no portátil, se assemelhando ao iTouch/iPhone. Ta, usei o exemplo do Wii por ele ter sido o primeiro a colocar movimento nos jogos, mas usei exemplos da Apple. Não me julguem.
  2. "DS Connect 24", que é um sistema, que pelo que eu entendi é "3G", que baixa Rankings e Ghosts, entre outros, enquanto o console estiver "desligado". Só espero que isso não super-aqueça o "Nintendo DS V" ( V de quinto pra quem não sabe números romanos ).
Outra inovação é a transformação de um portátil em um controle+portátil, como é o PSP. O PSP funciona exatamente como um controle, com analógico, todos os botões, é realmente um controle com uma tela. Agora o NDS é um PSP, pois ganhou o nullseu analógico: virou um console Hardcore, como disse o rolandinho. Um console de True Gamer. Não posso negar que antes ele também era um controle com tela, e duas por sinal, mas que agora, ele está mais completo, vocês não podem negar. Me pareceu muito frágil o analógico do N3DS, porém acho que a força que faremos nele pra jogar jogos mais hardcore será compensada pelo material mas resistente que o N3DS me aparentou ter no vídeo da E3 ( E quando a E3 for passada em 3D se chamará E3D? kkkk ).
Falando em telas, agora as telas tem tamanhos diferentes, e de NDS IV ( quarto ou quatro ) pro V o tamanho da tela caiu muito, não é mais 93% maior, como dizia o anuncio do DSi Xl ( não vou falar nada sobre ele mas acho que todos já sabiam disso/entenderam agora ). A tela de cima é um pouco maior do que a de baixo. Com a presença de mais um controladorO que é issO? de jogo também. O que me pareceu estranho foi o analógico esar em cima do D-Pad, coisa que nunca ocorreu em nenhum

Continuamos sem o slot para GBA. Quero só ver como fica a franquia Guitar Hero para NDS agora. Se der uma de Guitar Rock Tour sai perdendo com certeza. Mas Guitar Hero em 3D......ia ser muito bom! O LEGO Rock Band pra NDS até que ficou legal mas não tem nada a ver com o console, isto é, o que o nullconsole oferece tecnologicamente não combina com os controles do jogo: ficar trocando de personagem e apertar botões direcionais...Antes usar a Guitar Grip e/ou a tela de toque do que isso.

A entrada pra fone de ouvido ficou bem no meio do aparelho, antes era mais para as laterais.

Botões de Select, Start e Home foram postos abaixo da tela de baixo

Botão Power nullme pareceu um pouco mais bem trabalhado, evitando qualquer tipo de incidente com gente que pressiona muito forte botões que acham macios como os de plástico do controle remoto da TV ou das guitarras de Guitar Hero.

Não tenho certeza, mas acho que seu peso é levemente maior que o do XL.

Depois de uma série de pequenas opiniões, vamos ao que interessa, o 3D. Na lateral direita superior do console temos um botão que regula o 3D de máximo à inexistente. Assim você controla o quanto a imagem "sairá" da tela.

o verdadeiro 3DSE mais importante do que o 3D. Algo que muitos devem sonhar ( e que é possível fazer com o celular [ aprenderão no final da postagem ] ) é TIRAR FOTOS 3D. O N3DS conta com DUAS câmeras frontais ( e uma interna bem em cima da tela superior ) que te possibilitam tirar fotos em terceira dimensão. O que deixaram de fora foi a gravação de vídeos. Espero que isso não seja motivo para criarem um 6º Nintendo DS. Ao menos mudem o nome ( não que eu não goste dele ).

A Imagem Sobre o desenho do N3DS. Achei lindo, moderno e algo que, não só pela experiência e a tecnologia, mas pelo modo que ele se apresenta, te faz querer compra-lo. Meus mais sinceros parabéns para quem criou esse desenho.
Diferenças entre 3D Anáglifo e 3D Saltado
O que eu chamaria de 3D Saltado seria um 3D fraco que seria somente um plano de fundo com profundidade e um certo item de uma imagem 100% de profundidade em destaque ( ou o inverso, imagem em relevo e parte dela normal, causando um efeito de depressão ), isto é, usando o óculos 3D, você percebe que ele se sobressai. Porem, o 3D normal ( anáglifo ) seria uma mistura de movimentos que passam por você literalmente. Seria o mesmo que o 3D saltado só que com variações enormes de profundidade e relevo que marcariam um verdadeiro movimento, mesmo que aplicado a uma imagem. Usemos como exemplo uma chuva de meteoros vindo na minha direção.

Essa imagem + 3D Saltado = foto com profundidade destacando o/os meteoros ( isso é feito retirando uma certa parte da imagem 1005 profunda, isto é, você aplica o 3D de profundidade 100% em toda a imagem e depois retira o 3D de uma área só ( você aprenderá a fazer isso mais abaixo ).

Essa imagem + 3D Anáglifo ( normal )= uma imagem com variações nas chamas dos meteoros, nas distâncias das pedras completamente proporcionais ao seu tamanho. Seria um 3D mesmo - não tem mais o que dizer além de que seria o que já conhecemos por 3D.

Usemos como exemplo as imagens abaixo
3D
Nessa imagem percebemos que, a pesar de ser um 3D um pouco saltado por ser uma imagem e não um vídeo, vemos que o frango VEM EM NOSSA DIREÇÃO e que ele está aplicado em 3D à imagem, isto é: olhe bem, podemos ver que TODA A IMAGEM é composta dela mesma mais uma versão igual a dela em cores diferentes - é isso que provoca o 3D. Num 3D saltado, somente o fundo ou somente um certo item da imagem estaria se sobressaindo uma vez que foi retirado o seu efeito 3D, como explicado o acima. Podemos dizer o seguinte: Se eu aplicar profundidade em uma imagem e retirar o 3D de uma certa parte da mesma, o destaque será essa parte. Vemos nessa imagem que TUDO nela tem 3D aplicado e que o frango, que é o destaque da imagem, também apresenta efeitos de terceira dimensão



Agora olhe pra imagem acima. Sem pegar um óculos 3D você já percebe que existe, em volta do relógio, uma área retangular que não está em sincroniza com a imagem toda ( as linhas da folha, em determinada parte da imagem, não estão contínuas ). Nesse caso eu apliquei profundidade máxima e transformai a área do relógio em algo saltado isso é, enquanto TODA a imagem tem profundidade, só o relógio tem destaque, porque nessa área NÃO FOI APLICADO ( FOI RETIRADO ) O 3D. Vemos então que da imagem original ( antes de aplicar-se o 3D ) só restou o relógio. Se compararmos a imagem que peguei do Google com ela mesma editada, veremos que o relógio das duas são idênticos, mas o símbolo ao lada está arrastado com as cores do 3D ( azul [ciano] e vermelho ).

O 3D e você!

Como funciona o 3D?
Vamos começar a parte em que você cria o seu 3D. Mas antes explicarei como funciona o 3D anáglifo, isto é, o 3D clássico dos óculos de lentes ciano e vermelho. Outras versões de 3D funcionam de modo semelhante.

O 3D é um ilusionismo ( diz o exemplo do Criss Angel ). Nós vemos imagens em terceira dimensão graças a uma confusão que o nosso cérebro faz. Usando óculos de 3D anáglifo e vendo uma imagem em 3D anáglifo, nossa cabeça percebe essa confusão.

A imagem emite feixes de luz em duas direções, uma horizontal e outra vertical. Uma lente capta feixes de luz de uma direção e a outra outro, fazendo com que cada olho nosso receba uma imagem diferente. O nosso cérebro interpreta como se o que nós tivéssemos vendo realmente tivesse uma terceira dimensão, a pesar de ser plano.

Para o efeito do 3D nos cinemas, são usados dois projetores que passam o mesmo filme de cores diferentes e em ângulosResumo em uma única imagem diferentes gravados, um por cima do outra, de forma que vemos tudo borrado sem os óculos e claramente com. Por que as vezes da dor de cabeça ver filmes em 3D anáglifo sem óculos?: simples: o cérebro não interpreta direito a imagem e tenta entender o que é aquela mistura de cores "nunca antes vista". O cérebro só interpreta o 3D com óculos anáglifos porque eles simulam nossos olhos. Quando olhamos pra um certo objeto, por exemplo, vemos uma imagem. Agora feche o olho e abra o outro e repita isso rapidamente.

Você perceberá que o objeto se moveu um pouco: isso é prova de que, naturalmente cada olho vê uma imagem "diferente". Os óculos anáglifos simulam esse efeito dos nossos olhos só que quando se tem uma imagem sobreposta da outra. Imagine seu olho direito vendo uma imagem em cima do esquerdo ou ao contrário: é isso que o óculos permite que aconteça: que essa visão misturada dos nossos olhos ao olhar o 3D sem os óculos anáglifos se transforme em uma imagem para cada olho.
Como criar um óculos 3D
Leve em mente primeiro que, um óculos de 3D anáglifo pode causar certos efeitos colaterais como danos a saúde. É muito perigoso usar um desses como óculos de sol, por exemplo. Esse tipo de óculos não é aconselhável para menores de 7 anos, pode causar cansaço, náusea e enxaqueca e depressão ( de acordo com a revista Mundo Estranho, fonte dessa parte da postagem ).

Para criar um óculos de 3D anáglifo você vai precisar de material para o modelo do óculos, pode ser uma folha normal ou papelão, tanto faz, cola ou fita adesiva, tesoura, impressora no PC para imprimir o molde caso não tenha a revista de 02/2010 da ME e papel celofane azul e vermelho e/ou transparente ( se for o caso do transparente, arranjar canetinhas pilot azul e vermelha ).

Primeiro: Crie, desenha, imprima o molde do óculos. Se quiser ser mais criativo pegue um óculos de sol antigo que você tenha e retire suas lentes.

Segundo: Corte o papel celofane um pouco maior do que o tamanho do buraco dos olhos.

Terceiro: Se o seu celofane for transparente, corte dois com o tamanho já dito e pinte um de vermelho e outro de azul com as canetinhas pilot

Quarto: Use a cola ou a fita adesiva para prender as lentes de celofane nos óculos. ATENÇÃO: O VERMELHO SEMPRE FICA COM O OLHO ESQUERDO E O AZUL ( CIANO ) COM O DIREITO.

Aqui você pode encontrar um molde de óculos

Tipos de visualização 3D

Quando falo assim quero dizer cinematograficamente. O cinema tem diversos tipos de 3D, os quais agora nós veremos um pouco mais.
3D Anáglifo
O tipo normal de visualização 3D e também o mais antigo. É também o padrão das visualizações domésticas de filmes em 3D atualmente. Você viu mais sobre ele acima, onde expliquei como funciona.
Filtrador de frequências de cor
Feito pela Dolby, custando 28 dólares, esse óculos seleciona os frequências de cores ( filtra, assim como o de cima filtra os feixes de luz ) e os exibe. Funciona de mesma forma mas o captado são as cores e não os feixes de luz e suas direções. Esses óculos são laváveis e reutilizáveis.
"[...]The Dolby 3D system relies on a spinning filter wheel to alternate rapidly between two slightly different sets of primary colors. Corresponding filters on 3D glasses only let the appropriate light into the left or right eyes after the light reflects off the screen. The filter wheel is synchronized with the digital projector, which switches back and forth between the images for the left and right eyes six times per frame, or 144 times per second.
Post Link
Polarizado
nullÉ o que vemos em todos os 3D's da atualidade do cinema. O 3D polarizado, além de não trazer todos os efeitos colaterais do 3D Normal também melhora a qualidade de imagem porque não tem os filtros coloridos.
LCD
nullÓculos 3D de LCD, lançados pela XpanD, são laváveis e custam em cerca de 50 dólares. A novidade é que nesse "persianas" que abrem e fecham rapidamente um olho e depois o outro fazem o 3D acontecer.
4D
Usado em cinemas de parque de diversões, por exemplo, esse 3D Polarizado mistura 3D com água, vento e movimento, como explicado no início da postagem.
Crossed-Eyed
nullUsada muito no You Tube, esse é um tipo de 3D onde você não usa óculos e usa o seus olho, junto à uma técnica de posicionamento dos mesmos ( você fica meio vesgo ) para ver o 3D. Crossed-Eyed é uma habilidade então, uma que o rolandinho tem e eu não :(
You Tube 3D
No You Tube 3D você pode ver diversas opções de 3D. Veja:null
  • Anáglifo: Full Color
  • Anáglifo: Optimizado
  • Anáglifo: B&W
  • Anáglifo ( Cores Amber/Azul ): Full Color
  • Anáglifo ( Cores Amber/Azul ): B&W
  • Anáglifo ( Cores Verde/Magenta ): Full Color
  • Anáglifo ( Cores Verde/Magenta ): B&w
  • 3D de paralelismo ( Pararlel )
  • Crossed-Eyed
  • 3D espelhado ( Mirror Split )
  • Row interleave 1 ( 3D feito por linhas da imagem do video sobrepostas )
  • Row interleave 2  ( 3D feito por linhas da imagem do video sobrepostas )
  • Tem mais duas opções, mas que não são 3D.

Games Fever e o You Tube 3D

Não sei quanto ao rolandinho, mas ao menos eu vou aderir o You Tube 3D como meio de fazer vídeos. Todos ou grande parte dos meus vídeos serão feitos em 3D. Para desativar o 3D, simplesmente vá no menu 3D do You Tube e selecione ou Left Image ou Right Image. Essas opções, apos selecionadas, retirarão o efeito 3D do vídeo.

Crie o 3D

Imagens
Video enviado em: 21/02/2010
Download do Programa ( Versão Gratuita )

Imagens ( Celular )
Se quiser tirar fotos em 3D com o seu celular, você vai precisar ter um aplicativo de celular chamado m3Dcam. Infelizmente, para que as fotos retiradas fiquem com você, você precisará ter conexão à internet no seu celular, pois as fotos retiradas serão enviadas para o site do aplicativo com um ID, o qual você , no site, usará para pegar a sua foto.
Direto do celular


  1. Crie uma conta em www.mobiles24.com

  2. Entre no navegador WAP do seu celular

  3. Digite o endereço http://wap.mobiles24.com

  4. Entre com sua conta ( Login e senha )

  5. Escolha a primeira opção, a que tiver "ID" escrita

  6. Coloque o código: 22189

  7. Clique em baixar

  8. Espere o download terminar e use o programa
ou

Manualmente


  1. Crie uma conta em www.mobiles24.com

  2. Digite o endereço http://wap.mobiles24.com em seu Internet Explorer

  3. Entre com sua conta ( Login e senha )

  4. Escolha a primeira opção, a que tiver "ID" escrita

  5. Coloque o código: 22189

  6. Clique em baixar

  7. Espere o download terminar

  8. Coloque o arquivo .jar ou .jad dentro do seu cartão de memória do celular ou da própria memória interna

  9. Em seu celular, procure pelo arquivo e selecione-o

  10. Uma opção ( "Instalar" ) estará ativada para esse arquivo, selecione-a

  11. Instale e use o programa
ou

Óculos de 3D Anáglifo
Videos ( You Tube )
PS: Caso o Embed Code do vídeo não o mostre em 3D, veja o vídeo direto do You Tube
PS²: Se quiser gravar um vídeo em 3D, você vai precisar ter duas câmeras, gravando simultaneamente, uma do lado da outra, e posicionar os vídeos de mesma forma que mostrei no vídeo abaixo, sendo que a imagem gravada com a câmera a esquerda deverá ficar a direita de quem olha pra tela do PC.


Vídeo-Teste enviado pro YT no vídeo acima:


Arquivos de Video
Olha, isso eu ainda não aprendi a fazer, mas por enquanto, gravar a tela do seu PC enquanto você roda um vídeo em 3D do You Tube é a melhor opção. Eu faria isso e ainda baixaria com um programa chamado aTube Catcher o tal vídeo, extrairia o som dele e colocaria no vídeo gravado. Dessa forma evitaria qualquer tipo de problema no som da gravação da tela do PC.

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